5 dicas na hora de alugar carro no exterior

Parece simples, mas você precisa ficar atento a alguns detalhes na hora de alugar carro no exterior: detalhes que te ajudam a não ter surpresas, que podem ser muitas…

Se você decidiu alugar carro no exterior é porque pesquisou muito sobre a cidade que vai visitar, e portanto, já sabe que a melhor opção é mesmo alugar carro.

Cidades como Miami, Orlando, Los Angeles, Las Vegas, vale a pena alugar. O mesmo não é verdade quando falamos de New York e muitas cidades da Europa.

No entanto, alugar carro, não é tarefa simples para quem quer fazer isso sozinho, ou pela primeira vez, ou sem uma agência de turismo …Até quem já é descolado em alugar carro, às vezes fica na dúvida, e sem querer, faz besteira!

Listei abaixo 5 dicas que vão te ajudar e muito na hora de alugar carro.

#1 – Pesquisa e antecedência: combinação perfeita!

Planeje…com antecedência suficiente, pois você terá tempo de fazer uma pesquisa de preço e observar se estão caindo, quais promoções, descontos e demais vantagens que podem surgir. Eu começo a pesquisar com 3 meses de antecedência. Já cheguei a fazer uma reserva na Álamo para alugar carro nos EUA, e depois de 1 mês o preço baixou, obviamente eu cancelei a reserva feita e fiz outra, para o mesmo carro, no mesmo período, e economizei 100 doletas.

As pesquisas podem ser feitas com as agências de turismo, diretos nas locadoras e através dos comparadores de preço.

Você precisa padronizar suas pesquisas para poder comparar as vantagens de cada uma, seja para alugar carro direto da locadora, seja usando buscadores.

Você deverá informar as datas de retirada e devolução, bem como os horários. Algumas locadoras cobram por cada hora de atraso na entrega, com apenas 15 minutos de tolerância. Então procure colocar horários bem próximos da realidade e com folga.  Os locais de retirada e devolução também são importantes. Se forem em cidades diferentes, seu aluguel ficará bem mais caro, sempre.

#2 -Alugar direto do site da locadora ou de terceiros?

Depende do preço. Eu já fiz de todos os jeitos, já aluguei direto de locadora, de terceiros, e nunca tive problemas. O que manda nas minhas pesquisas é “melhor carro pelo menor preço“. Vou explicar. Direto nas locadoras muitas vezes não há promoções, pois as locadoras terceirizam este serviços para empresas como VIPcars, Expedia, Kayake, Skyscanner (e outros aplicativos- tenho todos no meu celular!), que fazem as promoções.

Então, você deve  usar os mesmos parâmetros nas suas pesquisas em diversos sites, e 3 coisas são importantes:

1- procurar,2- procurar e 3- procurar muito!

VIPcars por exemplo costuma vender um pacote. É uma empresa Européia, já usei várias vezes, eles usam o sistema All Inclusive básico que tem: km livre, seguros contra roubo (THW) e batida (CDW), motorista adicional, e taxas. Alguns pacotes são completos de fato, até incluem um seguro que considero muito importante: contra terceiros (Third Party Liability Insurance-TPL, LP) explico embaixo. Esse pacote vale muito a pena. Inclua esse buscador nas suas pesquisas para alugar carro, até como parâmetro.

Preste muita atenção no que está incluído!

E para facilitar sua busca, vai uma observação importante: nem sempre aparecem os valores das TAXAS incluído no pacote. Então, não tem como comparar preços, não é?

Cuidado com valores muito abaixo comparados com aqueles que você está encontrando. Pode ser que estejam lhe fornecendo preços sem a as taxas. Depois vem a surpresa…

#3 – Categoria do carro: tudo depende…

Você precisa escolher a categoria do carro que quer alugar. Isso dependerá de muitos fatores:

1-quantos pessoas estarão no seu grupo/família;

2-quantas malas;

3-se o carro será somente usado na cidade ou se vai ter estrada também ou ainda off-road;

4-se vai fazer compras;

5-que época do ano, e da cidade, pois no inverno poderá nevar, e verão chove bastante;

6-qual seu gosto: esportivos, sedans, conversíveis, SUV, etc…

Muitas vezes não vale a pena pagar mais caro por SUV se um carro standard atende suas necessidades.

Normalmente as locadoras internacionais possuem categorias pré-definidas e os carros de cada categoria são semelhantes entre as locadoras. A nomenclatura pode variar. São exemplos delas:

  • Economic / Compact* e Medium/ Standard: 4-5 pessoas, 2 malas, geralmente são carros menores, mais baratos, e com preços próximos entre essas essas 4 categorias (Kia Rio, Versa Note, Mediuns: Corolla, Chrysler 200);
  • SUV: 5 pessoas (alguns carros tem a opção de maior porta-malas ou 2 bancos extras), 4-5  malas, sendo que nesta categoria muitas locadoras tem subcategorias: Compact  ou Intermediate (Rav4), Mid-size ou Standard (Santa Fe), Full-size (Tahoe, Explorer);
  • Luxury ou Premium: até 5 pessoas, 4 malas, e carros de luxo sedan, como BMW, Lincoln e similares
  • Mini Van: 7 pessoas/ 5 malas (Dogde Grand Caravan)
  • Convertible**: 4 pessoas e 1 mala média/1 pequena – Mustang, Camaro, BMW

*há compactos de luxo tipo Mini Cooper

** lembra sempre de que as malas podem não caber no carro…

Locadoras de carro

#4- Itens adicionais

No aluguel de carros podem ser oferecidos diversos itens. Os itens essenciais, digamos, são: GPS ($ 12,00 /dia), cadeira de bebê ou criança ($ 10,00/dia), tanque cheio ($ 1,91/galoon).

Já estou partindo do pressuposto que você não vai alugar um carro com limite de kilometragem, não faça isso, porque não vale a pena. Os itens acima, você pode deixar para adquirir quando chegar na locadora, e pode até negociar. Tanque por exemplo, sempre compro na hora.

Se não tem um GPS, eu recomendo que alugue um, ou faça as contas: dependendo do número de dias que for alugar o carro + GPS, vale a pena comprar um GPS no Walmart, BestBuy, etc.

Outro item interessante é o “motorista adicional”. Algumas locadoras já incluem esse serviço no aluguel se o adicional for o conjugue. Em alguns pacotes está incluído esse motorista adicional. Portanto, verifique se está incluído e se realmente você precisará de motorista adicional. O custo/ dia depende da locadora.

Com relação a pedágios, existem estados com sistema Toll-by-Plate ou passe livre. Verifique como funciona na cidade destino, e adquira o sistema direto na locadora. Na Flórida, por exemplo, tem o sistema Sunpass. Para saber mais sobre pedágios, leia este post.  

# 5- Seguro é essencial!

Não sou vendedora de seguros, mas minha missão é esclarecer e explicar a você o quanto é importante ter os seguros de um carro alugado. Acredite: você pode precisar, e eu tive uma experiência bem ruim… bati o carro nos EUA.. mas isso é assunto para um outro post.

Existem vários tipos de seguros. Os que você precisa são esses daqui:

CDW ou LDW – Collision ou Loss Damage Waiver, é o seguro básico do básico de uma locação de veículo, é contra colisão, dano, vandalismo no veículo, danos de qualquer natureza. Não precisa pagar franquia e não interessa de quem é a culpa do sinistro. Nos EUA e Canadá neste seguro muitas vezes já está incluído roubo também, mas vale verificar.

THW / TP – Thief Protection: proteção contra roubo de veículos. Muitas vezes está associado ao CDW, e não precisa então ser adquirida.

EP / LIS / SLI– Extended Protection/ Liability Insurance Supplement/ Supplemental Liability Insurance: este seguro é a extensão do CDW, e cobre os danos a terceiros. Qualquer dano causado a propriedade alheia, inclusive a pessoas. Os valores das coberturas variam, em alguns estados, até $ 1 milhão. No Canadá funciona diferente e na Europa tem outro nome: TPL ou PLI. Esse seguro normalmente não está incluindo nos pacotes promocionais, não está incluído nos chamados “All Inclusive” e não estão incluídos no seguro adquirido quando você usa seu cartão de crédito.

PAI- Personal Accident Insurance- este seguro cobre suas despesas médicas em caso de acidente com o carro alugado. E ainda tem cobertura em caso de óbito.

(Xô! bate na madeira 3 vezes…)

Você pode fechar todos os seguros quando chegar na locadora. Não precisa fazer isso no ato da reserva. No entanto, se pretende usar seu cartão de crédito, caso ele dê cobertura de seguro no carro alugado, deve seguir as orientações de seu cartão, que no mínimo são as seguintes:

  • Faça a reserva no nome do dono do cartão;
  • Rejeite os seguros do tipo CDW;
  • Pague a reserva integralmente com o cartão.

Assim está assegurado, mas não está coberto com Liability, ou seja, EP. Portanto, pode adquirir este último quando chegar na locadora. É o que estou fazendo.. recentemente…

Para ilustrar esse post, eu fiz uma pesquisa de aluguel de carro em Miami por 4 dias no Vipcars.com. Observe que todos os itens de seguro estão incluídos, inclusive taxas. Os opcionais aparecem embaixo (não mostrado). Portanto, para efeito de comparação, você deve, nas suas pesquisas, incluir todos esses itens, inclusive a categoria do carro:

Pesquisa para alugar carro

Espero que você tenha sucesso na hora de alugar seu carro!

E lembre-se:  planejamento e antecedência !

Sobre o autor

A blogueira é professora / gestora universitária. Quando não está trabalhando, sai para explorar lugares e comidas pelo planeta. Ensina e aprende trocando opiniões sobre viagem.

Relacionados