Food Truck: onde encontrar comida de rua com qualidade, gostosa e barata

Durante muito tempo, a comida de rua era tida como algo  barato, não muito limpo e de baixa qualidade. Porém, nos últimos anos, influenciada pela cultura americana, ocorreu uma mudança significativa neste modelo de negócio: a alta gastronomia foi às ruas para oferecer pratos, até então, desconhecidos da maioria da população, e assim surgiu a cultura Food Truck (Fonte: Guia Food Truck).

food truck é um veículo utilitário,  modificado para ter uma cozinha dentro dele. Os ingredientes, muitas vezes são preparados fora do truck, como por exemplo o pão, sendo que a cozinha de apoio pode ter matérias primas terceirizadas. Mas a cozinha de um truck é equipada para o preparo da comida aconteça na hora.

ONDE TUDO COMEÇOU

O termo “Food Truck” e a forma como os alimentos são comercializados nesta modalidade foi importado dos Estados Unidos. A história dos food trucks começa há muito tempo atrás, por volta de 1860. Segundo referências, em 1866, no Texas, EUA, Charles Goodnight já transportava alimentos e utensílios, em um caminhão militar adaptado, para servir refeições a tocadores de rebanho que viajavam por milhas para manejar o gado.

Embora o comércio ambulante de comida de rua não seja um conceito novo, a modalidade food truck, ou comida de rua, como é conhecida atualmente, traz uma série de inovações para este mercado.

O estigma de comida barata, de baixa qualidade oferecida pelos food trucks começou a mudar na primeira década deste século, principalmente a partir da crise econômica de 2008 nos Estados Unidos.

A crise enfrentada por americanos e europeus levou muitos restaurantes a fecharem suas portas. Sem opção, alguns chefs investiram na velha modalidade de fazer comida na rua, agregando valor e oferecendo pratos requintados, de alta gastronomia, a um custo menor que praticado em um restaurante.

O mercado aceitou bem a ideia e logo grandes filas eram vistas ao redor dos food trucks na cidade de Nova York. Este boom atraiu a atenção de empreendedores ao redor do mundo e o conceito se espalhou tanto pela necessidade de vencer a crise, como pela oportunidade de negócio. Hoje, Food Trucks são encontrados nos principais centros urbanos, como Londres, Paris, Berlim e Tóquio, servindo comida étnica, local e gourmet, de qualidade, a um custo acessível.

O movimento no Brasil ganhou força no início de 2014. Inicialmente, a cidade de São Paulo se destacou pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores copiando o modelo de sucesso visto fora do país. A iniciativa se repetiu em outros estados e hoje os food trucks podem ser encontrados no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte entre outras cidades (Fonte: SEBRAE).

A popularização dos food trucks no Brasil foi impulsionada pelo reality show: “Food Truck: a Batalha”, apresentado pelos donos de 2 trucks famosos, o Buzina Food Truck e o Holy Pasta. Para conhecer mais do programa clique neste link.

COMIDA DE RUA GOURMET

Segundo Pedro Frade, do blog Petit Gastro:

“É preciso compreender que o fast food pode ser saudável, desde que a comida seja bem feita, com ingredientes de qualidade, e balanceada, tendo em vista que devido à falta de tempo das pessoas, a comida rápida é cada vez mais necessária. 

Toda essa expansão global que está acontecendo com o “street food” e os “food truck” traz uma série de benefícios, tanto para democratização da gastronomia, opção de alimentação para quem precisa comer rápido e barato, e uma alternativa a mais de turismo e divulgação da cultura local através da gastronomia.”

E para quem está viajando, visitando cidades turísticas pelo mundo, uma boa opção é experimentar a comida de rua gourmet, com preços muito melhores que os preços dos restaurantes. Sem contar que você não precisa pagar a “tip”de 15 a 20% para os atendentes. Na maioria dos trucks , tem um cofrinho para as gorjetas: você decide quanto quer dar de gorjeta, “sem ressentimentos”. Essa é uma ótima opção de almoço rápido, bom e barato.

No Brasil existem os mais diversos tipos de food trucks: servem  hambúrgueres, comidas de várias nacionalidades (japonesa, árabe, mexicana, etc), diversos doces  (churros, crepes, bolos, sorvetes, etc.), pastéis, massas, tapiocas… até ceviche.

Mas como encontrar um bom food truck?

Existem aplicativos para isso!

GUIAS PARA ENCONTRAR  FOOD TRUCK NO BRASIL

Percebendo a necessidade de conectar os food trucks com seus clientes, surgiu o Guia Food Trucks, que há dois anos promove de forma prática e interativa a divulgação dessa nova cultura gastronômica.

Você baixa o app e nele pode encontrar os mais variados tipos de trucks. No app é possível ver cardápios, localização, fotos, formas de pagamento, e os dias que os trucks estão abertos.

App do Guia Food Truck

Outra opção é o guia Food Truck nas Ruas, o 1º canal online de localização de Food Truck, Food Bike e Food Cart do Brasil, que tem como objetivo ajudar os usuários a encontrarem o melhor da gastronomia itinerante pelas ruas das cidades, através do site e aplicativo mobile desenvolvido pelas sócias da Recriativi (agência de comunicação, marketing e design).

O site/app contam com mais de 300 mil usuários  mensalmente. O app Food Truck nas Ruas promete ser uma ferramenta que vai ajudar nas buscas pelos carros de comida de rua de todo o Brasil.

Site do Guia Food Truck nas Ruas
App Guia Food Truck nas Ruas

Para encontrar food trucks pelo mundo a fora, existem diversos apps: Food Truck Finder USA é um exemplo, é super completo.

FOOD PARK: LUGARES DE ENCONTRAR VÁRIOS FOOD TRUCKS JUNTOS

Um parque de alimentação a céu aberto em São Paulo com muita comida de rua boa a preços acessíveis. No coração da cidade, surge um novo parque gastronômico: o Marechal Food Park, com cerca de 4000m² e espaço para 40 operações em contêineres, além de bikes, food trucks e trailers. Ao lado do metrô Marechal Deodoro, tem acesso fácil também para quem vai de ônibus, a pé ou de bicicleta, e conta com estacionamento e bicicletário no local. Inaugurado em julho de 2015, o projeto é uma iniciativa dos criadores do Butantan Food Park, da Feirinha Gastronômica e do Chefs na Rua.

No Rio de Janeiro, tem o Food Park Carioca, com trucks de harmbúrguer, etc, na Tijuca.

Tenho experimentado vários trucks, food parks e festivais por aí. “Não existe almoço grátis”, mas o food truck é uma ótima opção de comida rápida, boa e mais barata! Eu recomendo!

Fonte:

http://www.petitgastro.com.br/

http://www.foodtrucknasruas.com.br

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/food-truck-uma-nova-tendencia,d128e6f7c633c410VgnVCM2000003c74010aRCRD

Sobre o autor

A blogueira é professora / gestora universitária. Quando não está trabalhando, sai para explorar lugares e comidas pelo planeta. Ensina e aprende trocando opiniões sobre viagem.

Relacionados