Viagem e Gastronomia
“Minha mala chegou avariada, o que eu faço?”

“Minha mala chegou avariada, o que eu faço?”

Viajar para o exterior exige algumas regras com a bagagem. Limites de peso, coisas que devemos despachar, fazer caber tudo e ter todo o cuidado …. E ainda quando chegamos no país de destino, na hora de pegar a mala na esteira, podemos ter uma surpresa: a mala veio avariada. Então vamos explicar o que você deve fazer.

Ao chegar na esteira, você espera ansiosamente pela sua mala chegar… Algumas pessoas só de verem a mala chegando já se sentem aliviadas, como meus queridos filhos… Pois a bagagem finalmente chega e você constata: quebrou uma roda, está trincada, quebrada (se for tipo case), rasgada, toda arranhada parecendo que voltou de um safari na África, o zíper quebrado, aberto, etc, etc, etc.

Roda Mala Quebrada

Calma, você não é o(a) primeiro(a)! Só em 2014 a ANAC registrou aproximadamente 3990 casos de reclamações de passageiros que tiveram sua malas danificadas ou extraviadas em viagens aéreas no Brasil. Imagine pelo mundo afora…

A primeira coisa a se fazer é: pegar sua ex-linda mala e ir imediatamente ao balcão da companhia aérea que vc está utilizando, localizado na área de desembarque, que normalmente fica bem próximo às esteiras ou no andar de baixo.

Em Miami por exemplo, no MIA, o balcão da American Airlines fica no andar embaixo do desembarque. Tem um balcão de atendimento lá somente para problemas com bagagens e um procedimento padrão. Peça ajuda aos funcionários da própria cia que normalmente estarão próximos ou no seu caminho.

Ao chegar no balcão, você se identifica, e relata o problema. Mostra a avaria na sua bagagem. Você precisará do cartão de embarque em mãos. A atendente lhe dará um formulário para preencher com seus dados, nome, endereço, etc. Em seguida ela lhe entregará um documento com as instruções sobre  o conserto da mala, conforme a foto abaixo:

Termo Mala Avariada

Normalmente, você terá 2 opções:

1- mandar consertar a mala, e a cia aéra irá pagar o conserto;

2- comprar outra mala e a cia aérea lhe ressarcirá em até USD 150,00.

O procedimento todo leva em torno de 10 minutos, como ocorreu em janeiro com uns amigos que viajaram conosco para Miami. A mala era uma Samsonite do tipo case, super resistente, que eles pagaram USD 200, mas estava amassada e quebrou a trava, deve ter sido tratada com muito carinho, no mínimo.

E por falar em carinho, nas minhas pesquisas vi vários vídeos no youtube feito por passageiros mostrando como muitos funcionários tratam nossa bagagem e confesso que deu uma certa, digamos, indignação…

Outra alternativa – se você não tem tempo ou está numa conexão – é fotografar  tudo, atenção! FOTOGRAFE TUDO SEMPRE! Tem celular pra quê? Tire fotos, antes e depois da mala ser despachada. Veja a reportagem.

“Celular pode ser aliado para evitar transtornos com malas extraviadas”

Continuando, se você não pode fazer a reclamação no balcão, então faça no e-mail da cia aérea, até 7 dias após o desembarque.

Uma coisa importante: eles pedem a nota fiscal da mala… eu lá sei onde enfiei isso… mas em fim, da próxima vez que comprar uma mala guarde a nota fiscal. Com certeza você vai precisar. Se não tiver a nota, justifique e mande as fotos dos danos na sua mala, seu cartão de embarque e aguarde. Eles costumam mandar e-mail depois de alguns dias pedindo sua conta para efetuar depósito de USD 150.

Não ficou satisfeito? Você pode reclamar na cia, mas dificilmente vão te atender, caso o procedimento acima já tenha sido feito. O caminho será mesmo ingressar com uma ação por danos materiais contra a cia aérea.

Caso você esteja chegando no Brasil, por exemplo, no aeroporto de Guarulhos, ao lado das esteiras há um balcão de reclamação para as malas avariadas ou extraviadas. Por incrível que pareça, sempre tem 2 atendentes, e uma fila de 4 ou 5 pessoas em cada, ou seja, problemas com mala parecem ser comuns, infelizmente. Mas pense: poderia ser pior!

Sua mala poderia ser extraviada.. Mas daí é outro assunto, que vou falar no próximo post.

O que falamos neste post também serve para danos corridos dentro da mala, como por exemplo, objetos roubados. A cia aérea é responsável pela sua bagagem durante todo o tempo de transporte: desde quando e despachada até sua devolução. Por isso, fotografe! E caso isso ocorra, comunique imediatamente a cia aérea e faça um boletim de ocorrência na polícia. No exterior, notifique a polícia, isso se chama “file a report” ou “police report”.

Mala Quebrada

Resumindo, eu reuni algumas dicas para te ajudar:

#1- opte por mala menores, acredite elas quebram menos, parece que quanto maiores  as malas, maior é o risco de um “funcionário bonzinho jogar sua mala com carinho”. Do mais, as malas maiores pesam mais, pois nós vamos enfiar tudo o que podemos nela para não deixar nenhum espaço vazio, não é?… Dai eles colocam aquela etiqueta “Heavy”, que em tese significa que os funcionários devem “dobrar os joelhos para pegar as malas”… hummm…

#2- fotografe antes e depois, sempre. Abuse das fotos, fotografe por dentro e por fora;

#3- não deixe de fazer a reclamação no balcão; caso  não puder, faça via internet o quanto antes;

#4- guarde os recibos de sua mala;

#5- capas são ótimas opções para proteger sua mala;

#6- para diminuir a sensação de revolta, raiva ou chateação de ver sua mala de 200 doletas toda danada, compre mala de $ 70, dói menos, eu garanto, e ainda você poderá ter 3 malas diferentes por quase o mesmo valor…

#7-relaxa, não deixe que a chateação da mala tome conta de você e tome muito do seu tempo, afinal, você está de férias, tem o dever de se divertir!

Ultimamente, tenho observado que “supresa” é a mala vir inteira, sem nenhum arranhão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.